terça-feira, 17 de março de 2009

Telepatia segundo o Espírito Nerd

Hoje vou abordar um assunto recorrente a filmes de ficção cientifica e, principalmente, de super heróis: a telepatia.

Em primeiro, devemos entender como nosso cérebro funciona:

  1. Constituído de um emaranhado de neurônios interligados;
  2. Mergulhado em água e eletrólitos;
  3. Transmite informações através de impulsos elétricos criados por reações químicas;
  4. Coordena todas as funções musculares e orgânicas do corpo;

Dente estes itens, o mais importante para nós é o número 3. E você, caro leitor me perguntaria: "Por quê?".

Em segundo, vamos dar um pulinho em física, mais precisamente na área de eletricidade, pois lá vamos encontrar um fato que nos interessa. Quando um pulso elétrico passa por um fio, o que é gerado ao redor? Sim, isso mesmo, um campo eletromagnético, emitido em forma de ondas concêntricas, tendo o fio como epicentro.

Se entendermos que nossos neurônios são micro fios, a que conclusão chegamos? É lógico que nossos pensamentos geram ondas eletromagnéticas. E mais, este campo gerado muda conforme o nosso pensamento, pois cada coisa que pensamos gera quantidades, frequências e voltagens de pulsos diferentes, criando, portanto, diferentes campos eletromagnéticos. Com isso, percebemos que o pensamento não é uma coisa abstrata, ou seja, ele existe e pode ser medido.

Certo, então nosso cérebro é como se fosse um emaranhado de fios, nos quais passam pulsos elétricos a cada pensamento nosso, criando ao nosso redor um campo eletromagnético? Então nós somos um grande eletro-imã? Bem, este é um modo de enxergar as coisas! Porem, não comece a tentar atrair moedas com sua cabeça. Este campo que nosso cérebro cria é bem mais sutil, sendo percebido por somente um aparelho conhecido em nosso pequenino planeta: o cérebro. Este é o terceiro ponto! Se nos deliciarmos novamente com eletromagnetismo, veremos que um campo eletromagnético pode afetar outro que esteja próximo a ele. Se trouxermos isso para nosso cérebro, entenderemos que ele é capaz de entender o que outro está pensando, através do seu campo eletromagnético. E digo mais, podemos influenciar os pensamentos de outra pessoa através do nosso pensamento, se a pessoa estiver propicia a isso.

Como é...? Você pirou de vez? Tá viajando...?

Voltemos ao eletromagnetismo. Assim como um pulso elétrico em um fio cria um campo eletromagnético, o contrario também é verdadeiro, sendo que os transformadores de energia utilizam este fato para criar voltagens mais baixas para ser possível utilizarmos a energia elétrica em nossas casas.

Assim, a transmissão de pensamento existe, e sem necessidade de contato direto com a pessoa, mas não espere que apareça um professor X que veja seu passado e presente penetrando no seu cérebro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí o que você achou do texto!